22 abril 2008

archizoom

Tenho já aí uma entrega de projecto na próxima semana, e a minha habitual dose de arquitectura precisa sempre de ser reforçada. O problema é que em vez de me cingir ao que preciso [porque o tempo é apertado], começo a navegar, a navegar... e bem... sair um pouco do círculo nunca fez mal a ninguém [é assim que se fazem descobertas formidáveis].
Descobri então um conjunto de obras de uma das experiências cruciais da chamada "Arquitectura Radical". Fundado em 1966, o grupo italiano Archizoom produziu uma vasta série de projectos de design, arquitectura e visões urbanas à escala territorial, que vieram a constituir fontes de inspiração fundamentais para as gerações de Koolhaas, Tschumi e Isozaki, entre outros. Autores de projectos de megaestruturas e cidades utópicas, os Archizoom foram, em 1966, os inventores da "Superarquitectura" juntamente com os Superstudio, e de afirmação da cultura e dos processos creativos Pop aplicados aos projectos de arquitectura e design, em competição com obras de grupos internacionais como os Archigram ou os Metabolistas. O sofá "Super-onda" (na imagem) pertence a esta fase inicial do grupo.
+
outro projecto do grupo:

No-Stop City/ Interior Landscape, 1969

Andrea Branzi wrote about the project: The real revolution in radical architecture is the revolution of kitsch: mass cultural consumption, pop art, an industrial-commercial language. There is the idea of radicalizing the industrial component of modern architecture to the extreme.

1 comentário:

Anónimo disse...

O meu futuro quarto! ehehe*
Vou poder passear na minha zebra multicolor, dar de comer aos meus alifantes amarelos, brincar com as minhas girafas aos quadrados pretos e brancos, com os meus macaquinhos que comem tremoços... bem, viver no meu mundo... e sonhaaar, sonhaar pq sem sonhar, nao conseguimos transformar os sonhos em realidade :) Boa pesquisa minha arquitecta favorita :P